HISTÓRICO DO MUSEU

Por iniciativa de um grupo de inativos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, liderados pelos Major BM Nilo, Tenente BM Nelson, Subtenente BM Ubirajara Torres, dentre outros militares inativos, foi criado um Núcleo do Museu Histórico nas instalações da Quinta Seção do Estado Maior, então denominado “Serviço de Relações Públicas”.

Por necessidade do serviço, o referido Núcleo foi transferido para as dependências do Quartel do Núcleo Bandeirante. Logo em seguida, houve uma nova transferência, agora para o Galpão do Setor de Indústria de Abastecimento, trecho onde funcionava a intendência da Corporação.

Após algum tempo, foi novamente transferido para as dependências onde funcionava o Rancho dos Oficiais no Quartel do Comando Geral.

No dia 04 de dezembro de 2012, no comando do Coronel BM Gilberto Lopes da Silva, o Museu Histórico foi instalado provisoriamente no então Salão Nobre, localizado no prédio do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, dentro da Academia de Bombeiro Militar.

Em 08 de junho de 2018, por determinação do Coronel BM Luís Cláudio Barbosa Castro, então Comandante Geral na época, foi instalado no Hall do Auditório Coronel José Nilton Matos, localizado no

MISSÃO

Preservar, investigar, pesquisar e comunicar o acervo histórico-cultural do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, bem como promover ações educativas relativas ao serviço de bombeiro.

VISÃO

Estabelecer vínculos sólidos com outras instituições museológicas a fim de criar laços e parcerias;
Consolidar a posição de referência nacional no âmbito de suas competências e atuação dentre os museus de corpos de bombeiros;
Participar de roteiros turísticos de visitação a equipamentos culturais divulgados no Distrito Federal;
Construir uma identidade sólida e nítida dentro da própria Corporação como instituição atuante;
Ter sua própria sede com instalações destinadas ao abrigo de seu acervo e de suas atividades.

A Valorização e o culto à história do CBMDF;
O zelo, o respeito e a defesa do patrimônio cultural do CBMDF;
Respeito à diversidade cultural e à dignidade humana;
A impessoalidade na promoção de suas ações;
O cumprimento da função social;
O espírito de cooperação.