DIAS E HORÁRIOS: Segunda a sexta : das 13h às 19h
ENDEREÇO: Setor Policial Sul, Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal, no hall de entrada do Auditório Cel José Nilton Matos. Brasília-DF
ESTACIONAMENTO GRATUITO
AGENDANDO SUA VISITA
O Museu é um espaço de construção do conhecimento, mas também de desconstrução deste a medida que queremos promover a colaboração do público para construir um conhecimento de maneira participativa. Muitos educadores aproveitam as visitas aos museus para complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula, trazer novas possibilidades de aprendizagem. Grupos turísticos, visitas técnicas de empresas ou grupos de trabalho em geral, também podem promover experiências novas aos seus colaboradores usando a estrutura do Museu e suas atividades. Nosso Museu possui uma exposição de longa duração: Bravos Heróis – 50 Anos de História no Planalto Central.
RECOMENDAÇÕES ANTERIORES À VISITA
Em um museu existem muitas possibilidades de trabalho, que será direcionada de acordo com o propósito da visita, visto que os acervos são diversificados, o que permite a escolha de assuntos/temáticas e/ou acervos que mais tem a ver com sua proposta, e assim, montar um roteiro de visita;
É muito importante preparar os alunos/ previamente para as visitas, mostrando a eles o tema da exposição, tentando desfazer ideias preconceituosas de que o museu é um lugar de “coisas velhas”;
Para evitar ansiedade e tumultos, destaque o itinerário da visita, horário e duração das atividades, além das regras para as visitas nos museus. Esses dados podem ser informados pelos responsáveis pelo agendamento e pelas monitorias.
DURANTE A VISITA
Trabalhe de forma articulada com os monitores, de forma a obter um melhor aproveitamento da exposição e que seja enriquecedor em relação às intenções da visita;
Estimule a participação dos educandos. Para isso, é importante perceber se todos estão conseguindo ver o objeto que está sendo trabalhado pelos monitores;
Leve o educando a construir seu próprio conhecimento, observando o acervo, lendo os textos de apoio e os painéis explicativos que fazem parte da exposição. Isso pode ajudá-los a desenvolver novas habilidades.
APÓS A VISITA
Retome os objetivos que foram propostos e veja se foram atingidos;
Converse com os educandos sobre a experiência vivida no museu (o que mais gostaram, o que foi mais significativo, etc);
Proponha ações que despertem o interesse do educando a visitar novamente o museu e a conhecer outros museus.
REGRAS DE VISITAÇÃO
Para que as visitas ao Museu sejam proveitosas, lembramos:
Não é permitido tocar nas peças em exposição, pois isso pode danificá-las;
Não é permitido consumir qualquer tipo de alimento, bebida, balas e chicletes no espaço expositivo, pois qualquer substância estranha prejudica a conservação das peças do Museu;
Não é permitido correr no museu, pois isso pode ocasionar acidentes, além de colocar em risco as peças da exposição,
Não é conveniente dispersar-se do grupo, falar alto ou utilizar celular nos espaços expositivos. Estes comportamentos são inadequados para esse espaço, uma vez que atrapalham as pessoas durante a visitação e podem causar tumulto;
As fotografias só poderão ser feitas sem flash e mediante autorização dos monitores;
Grupo de alunos deverão ser acompanhados por pelo menos um responsável que responderá pelo comportamento dos alunos durante toda a visita monitorada.
COMO CHEGAR
Veículo próprio
Metrô
